Provavelmente você não consegue imaginar sua vida sem tecnologia, e nem é capaz de se lembrar como era antes da ascensão da internet e de todos os equipamentos que surgiram com ela, que hoje fazem parte de todos os momentos da sua vida. Nos negócios isso não é diferente. O investimento em tecnologia nas empresas é uma realidade.
Entre os benefícios da tecnologia nas empresas está a otimização da produtividade, a inserção de novas práticas que ampliam resultados e muito mais.
A seguir separamos algumas das vantagens da tecnologia das empresas, continue acompanhando nosso artigo e entenda porque investir em tecnologia.
5 razões para realizar investimento em tecnologia nas empresas
1. Ganhar comodidade e eficiência com a automatização de processos
Já parou para somar todos os minutos que você e sua equipe desperdiçam com tarefas repetitivas ou meramente burocráticas, que não necessariamente precisam do olhar humano?
Um dos benefícios da tecnologia nas empresas é a possibilidade de reduzir o tempo gasto com certos processos e automatizar algumas demandas que antes eram feitas manualmente.
Com os processos automatizados, todos os funcionários poderão se concentrar naquilo que fazem melhor e nas funções para as quais foram contratados sem precisar se preocupar com os pequenos afazeres, que agora rodam de forma automatizados. Mais tempo significa:
Mais tempo para buscar novos clientes
Espaço para dedicar-se a tarefas complexas que realmente exigem trabalho humano.
Aprender a otimizar os processos é fundamental para quem deseja aumentar a produtividade de um time e a rentabilidade nos negócios.
2. Centralizar informações
Poucos momentos são mais irritantes do que não conseguir encontrar um arquivo de que você precisa. Preciosos minutos que poderiam ser investidos em outras atividades mais frutíferas são desperdiçados revirando as pastas do computador ou, pior, arquivos manuais e empoeirados.
O investimento em tecnologia nas empresas pode ser usado para centralizar todos os documentos e informações em um único local. Isso agiliza o trabalho de busca e ajuda a aumentar a produtividade do time.
3. Focar nos desafios do século XXI
Ter todas as informações importantes exibidas de uma forma acessível e de fácil visualização é essencial para empresas que desejam se posicionar estrategicamente no mercado.
Não é à toa que especialistas afirmam que dados são o petróleo do século XXI, já que eles são um recurso tão importante para esses novos tempos quanto essa matéria-prima foi para o século anterior.
Com o aumento da conectividade, o volume de informações que temos é cada vez maior. Entretanto, elas estão mais difusas. Fontes diferentes reúnem dados, processados e não processados, que podem ser úteis para os seus negócios.
Entre a documentação encontramos desde planilhas do time de vendas à previsão meteorológica.
Isolados, muitos deles parecem não ter grande importância, mas o cruzamento das informações contidas em cada um é uma excelente fonte de insights e projeção de cenários. Jogue em alto nível e faça um investimento em tecnologia em sua empresa, que possibilite a configuração de alarmes para tomada de decisão imediata.
A velocidade do mundo conectado não dá espaço para que decisões sejam adiadas, por isso, centralize os dados consolidados e monitore as atividades em tempo real.
Empresas passivas, que esperam o problema bater nas suas portas, tendem a ser eliminadas por aquelas que operam negócios com inteligência e conseguem antever os passos do mercado ao usar métricas e indicadores a favor dos negócios.
Além de todas as vantagens da tecnologia nas empresas, ter documentações e informações centralizadas em único local de fácil acesso também ajuda que os gestores, colaboradores e até o contador de uma empresa estejam sempre preparados para uma fiscalização.
4. Aproveitar oportunidades trazidas pelos dispositivos mobile
Cerca de 25% dos brasileiros com acesso à internet navegam apenas em dispositivos mobile, geralmente por meio dos pacotes de dados e 3G de seus smartphones. Isso significa que a beleza de seu site não importa: se ele não for responsivo, provavelmente você deixará de falar com uma boa fatia do seu público.
Esse percentual de usuários mobile, pode ser extremamente relevante, principalmente se o seu maior foco for consumidores das classes C e D.
Uma pesquisa de 2015 realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que quase metade das operações financeiras no Brasil já são realizadas via mobile. O valor é impressionante: cerca de 46% das transações possíveis são feitas com a ajuda de dispositivos móveis no país.
Analisar como as soluções mobile podem influenciar seus negócios é um desafio contínuo. Esse é um mercado ainda em evolução e os possíveis resultados positivos fazem todo o esforço valer a pena.
Vivemos em um mundo de múltiplas telas, no qual os consumidores constantemente alternam sua atenção entre diferentes dispositivos. Muitas vezes, uma compra iniciada no celular só será concluída posteriormente no notebook ou desktop do usuário.
Os caminhos tradicionais de conversão se tornaram menos relevantes, mas, com isso, surgem novas oportunidades, que devem ser aproveitadas por quem souber fornecer informações contextuais e úteis, em momentos que importam.
A revolução mobile já começou! Não fique para trás e saiba aproveitar as oportunidades que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa.
5. Perder menos tempo durante o recrutamento e seleção
Selecionar e contratar novos funcionários pode ser um grande inimigo da produtividade dentro de uma empresa. Recrutamentos exigem um investimento muito grande de tempo e esforço para um retorno nem sempre satisfatório.
Não é de se estranhar que grandes companhias, como a Xerox, se orgulhem de afirmar que não mais analisam currículos. Agora a seleção dos candidatos da gigante tecnológica é feita por meio da análise de dados pessoais e algoritmos personalizados desenvolvidos especialmente para essa finalidade.
O uso dessas tecnologias, assim como Big Data para recrutamento, é uma tendência cada vez mais comum entre as grandes empresas. A importância da tecnologia nas empresas também está relacionada a capacidade de inovação e otimização da contratação do candidato ideal.
Alguns resultados podem ser realmente surpreendentes. A Xerox, por exemplo, descobriu que funcionários que participam apenas de um ou dois sites de mídias sociais permanecem por mais tempo em posições no Call Center do que aqueles que estão em três ou quatro redes sociais.
Outro dado interessante é que a experiência de trabalho anterior em um cargo semelhante não influenciava no desempenho dos candidatos depois de contratados.
Esses são apenas alguns dos motivos para realizar o investimento em tecnologia nas empresas.
Fonte: www.xerpa.com.br
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